sábado, 15 de fevereiro de 2014

Um ovo de Ema guaxo ou órfão.


http://avepampa.blogspot.com - Foto/design Renato Rizzaro


Somente o macho incuba, e o numero de ovos de cada ninho depende do número de fêmeas presentes e do número de machos aos quais as fêmeas podem confiar seus ovos. Bota de 20 a 30 ovos numa postura completa. Antigamente, quando a população de emas era mais densa, havia 60 ou mais ovos em um único ninho!
Os últimos ovos não são férteis, aprox. 30% do total, e espalham-se e apodrecem ao redor, embora o macho tenha o instinto de arrastar para o ninho não só ovos distantes, mas também qualquer objeto que a eles se assemelhe.
Durante a incubação ingere tanto os ovos que se quebram como as moscas que são atraídas pelos "guaxos".
Um ovo de Ema pesa cerca de 600g, o que corresponde a uma dúzia de ovos de galinha.
Só o macho choca e gira 360 graus em 24 horas, cada vez que se ajeita, puxa dois ou três ovos da beira para dentro da concavidade, garantindo que toda a postura seja chocada regularmente e pode durar de 27 a 40 dias. Os filhotes nascem todos no mesmo dia e após 24 horas os filhotes já estão de pé!
O cheiro ativo exalado pelos ovos em eclosão atrai muitas moscas que são avidamente comidas pelos filhotes que também comem as fezes dos pais. Com seis meses já estão do tamanho das mães.
Os índios Bororo (Mato Grosso), Vêem no Cruzeiro do Sul o símbolo da Ema.
A Ema é frequente em desenhos rupestres pré-históricos do Nordeste. Aparecem na Serra da Capivara durante vários séculos de 12.000 até 8.000 a.C., segundo Niede Guidon.

Fonte: Helmuth Sick

2 comentários:

  1. Vi emas no cerrado da Chapada dos Guimarães... Grande! Estas daqui são grandes?
    Veja se este é o canto de um Tecelão Soldado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave, Cesáurio!
      As emas estão por toda parte! São as mesmas espécies tão grande quanto. Não ouvi nada...
      Abração!

      Excluir